Você já teve a sensação de fazer alguma ação/divulgação da sua empresa e parecer que não deu nenhum resultado, quem ninguém se interessou, ou ainda que o público atingido não foi o que você esperava?
Pois bem, não se desespere! Isso acontece muitas vezes até com quem tem experiência de mercado.
Hoje vamos falar sobre como você descobrir se a sua comunicação do seu negócio está sendo eficiente e como pode melhorar.
Primeiramente é importante você entender o que está fazendo, olhar com olhos mais críticos e perceber se há e onde estão os erros.
Os erros mais comuns hoje quando se fala em marketing é:
– não conhecer bem o mercado em qual atua
– não ter personas definidas para seu negócio
– utilizar-se de apenas um meio de comunicação para atingir seu público
– não dar importância para o conteúdo dos seus materiais
– ter materiais e informações feitas de forma muito amadora (entenda que aqui não estamos falando apenas de contratar um profissional, mas se você ou equipe interna for cuidar do marketing, precisa ter conhecimento técnico e crítico em relação a uma comunicação eficaz)
Se você percebeu que essa lista está presente em suas ações, então de fato sua empresa não está se comunicando da forma correta.
Ok, aí você me pergunta, como podemos corrigir isso? Vamos lá, anota aí a lista do que é importante fazer:
– faça estudo de mercado
– conheça muito bem seu público alvo e defina personas para trabalhar
– monte um planejamento de marketing e tenha um bom plano de ações
– utilize a linguagem correta para se comunicar com o seu público
– utilize mais de um canal de comunicação (online e off-line)
– ofereça conteúdos interessantes e de qualidade
– crie e mantenha ativos os seus canais digitais (blog, mídias sociais, site)
Com essas ações, irá perceber como cada ação funciona, no que precisa melhorar, onde investir mais esforços e por onde conseguir mais retorno e resultados.
É muito importante você ter um profissional de marketing que possa lhe auxiliar em todo esse planejamento e aplicação de ações. Antes de contratar um profissional ou agência de marketing, peça referências, analise o material já executado, visite o fornecedor e conheça suas ações.
A D&M Comunicação está no mercado desde 2011 e conta com um time de profissionais capacitados para atender sua marca. Somos designers, publicitários, jornalistas e administradores, e juntos poderemos lhe dar toda assessoria de marketing que sua empresa necessita.
Solicite uma visita! Teremos o maior prazer em lhe atender