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Você conhece a Jornada de Compra de um Cliente? Então entenda nesse conteúdo em que detalhamos o Mapa da Jornada do Cliente.

Essa jornada é o caminho que o cliente em potencial percorre até de fato decidir efetuar uma compra de determinada empresa ou marca. Mas nem sempre o usuário entende que está fazendo esse caminho e passando por cada uma dessas etapas.

Dividimos essa jornada em 4 caminhos que são:

  • 01: Descoberta
  • 02: Reconhecimento
  • 03: Consideração
  • 04: Decisão

01 – Descoberta e aprendizado

Nessa etapa, o usuário ou possível cliente não sabe ou ainda não percebeu que tem alguma necessidade ou dificuldade que precisa ser resolvida. Ele ainda não tem plena consciência que precisa exatamente de um produto ou serviço como o seu. Então, nessa fase o seu conteúdo e estratégias deve ser capturar a atenção dessa pessoa/empresa para alguma assunto relacionado ao seu ramo de atividade. O seu bom relacionamento com seus públicos já começa aqui e você precisa mostrar à ele que mesmo que ele não esteja comprando de você, sua empresa se importa com ele e quer ajudá-lo, caso ele precise de algo, de forma bastante despretenciosa ainda.

02 – Reconhecimento

Passada a primeira etapa, o consumidor já sabe que tem alguma necessidade em sua empresa e que precisa de alguma solução para resolver. Portanto, aqui diferente da anterior, comece a gerar essa “dor” nesse consumidor, comece a mostrar para ele com informações reais e verdadeiras que há algo dentro do processo dele que precisa ser solucionado, seja com a contratação da terceirização de parte da sua produção, ou uma peça para sua máquina ou ainda parte do seu serviço produto para melhorar o processo de produção dele.

Na fase do reconhecimento o consumidor já começa a pesquisar mais sobre determinado produto ou serviço que acredita que está precisando.

03 – Consideração

Quando chega nessa fase da jornada, o consumidor já pesquisou sobre as possíveis soluções para sua necessidade, já encontrou empresas na internet que oferecem o produto ou serviço que ele está buscando e pesquisando mais informações para decidir por qual marca escolher.

Então você deve nesta fase da jornada abastecer seu possível cliente com o máximo de informações de credibilidade e qualidade que puder. Gere nele um senso de urgência e de exclusividade. Mostre seus diferenciais, mostre seu cuidado e atenção. Faça ele decidir por comprar da sua marca e não ser atraído pelo concorrente.

04 – Decisão

E finalmente chegamos na quarta etapa percorrida por esse usuário e aqui ele decidiu efetivar a compra do produto ou serviço que estava buscando, você já está na frente por seguir as etapas anteriores e está na hora de mostrar de uma vez por todas à ele que sua marca é a melhor solução e assim ele se torna efetivamente seu cliente.

Uma dica para esta fase: ofereça muito conteúdo de valor e que comprove sua entrega.

[DICAS DE MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS B2B]

Após percorrer as 4 etapas do Mapa da Jornada do Cliente, você não deve esquecer do seu cliente e não dar mais atenção a ele. Aposte em uma boa estratégia de pós venda e continue gerando relacionamento com ele mesmo após efetuar a compra do seu produto. Pois se ele se sentir mais “importante” pelo concorrente, ele tende a começar novamente o ciclo de pesquisa e trocar de fornecedor.

É muito mais econômico sua empresa manter um cliente e vender novamente para ele do que investir em todo o ciclo novamente e ganhar a confiança de novos compradores.

É importante cuidar de cada etapa da jornada, principalmente no segmento industrial, em que muitos dos compradores já sabem de suas necessidades e demandas diárias, você deve estabelecer um relacionamento diferenciado para garantir uma melhor experiência durante todo o processo e fluxo do funil de vendas em que ele percorre.

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Alinhe sempre seu comercial com o marketing. Os departamentos precisam se conversar e juntos encontrarem soluções especiais para o perfil de cliente B2B.

Ficou com dúvida em alguma etapa da jornada? Fale conosco, podemos te ajudar no mapeamento e geração da sua jornada.

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