Vamos começar esclarecendo algumas divergências sobre o que é branding industrial e o que não, e então falar sobre sua aplicação na indústria.
O branding é modelo de gestão e construção de uma marca, trabalhando sobre sua reputação e a imagem que ela representa. O branding não está inserido dentro de outra área, ele por si só, é uma área/departamento de uma empresa.
Muitas pessoas acreditam que o branding é uma ferramenta do marketing ou ainda que significa que é a forma de fazer publicidade da sua empresa. Porém o branding não é sinônimo de nada disso.
Um Modelo de Gestão
Como ele é um modelo de gestão da marca, entendemos que ele deve direcionar os outros departamentos, pois toda a empresa precisa estar alinhada com o posicionamento, reputação, imagem e estratégias definidas para a marca.
Dito isto, agora é preciso entender que o Branding, sendo o que é, se define como algo extremamente importante para sua indústria se você quer se diferenciar no seu mercado de atuação.
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Através de um trabalho de branding, você vai conhecer cada vez melhor seus stakeholders (públicos), mercado, e principalmente o seu próprio negócio.
Com um posicionamento e estratégias de marca definido, todo o restante das áreas de comunicação, vendas, logística, etc, estarão alinhadas e trabalhando por um único bem comum: o crescimento da sua empresa.
Seus clientes e fornecedores começarão a perceber mais valor em todo o seu processo. Em um mercado tão competitivo, quem se destaca e sai ganhando não é quem baixa o preço mais rápido, mas quem demostra mais valor agregado.
As indústrias que já entenderam que o Branding trabalhado e aplicado às suas marcas tem grande importância, tem colhido frutos preciosos no mercado nacional e internacional e, perceberam que o propósito que uma marca traz consigo, alcança resultados extraordinários.
Por Michelle Roque – Especialista em Marketing e Branding B2B – Diretora de Projetos na DM7 Comunicação e Marketing Industrial