Se você trabalha em uma empresa B2B, entenda o que você precisa saber para aplicar marketing na sua indústria. E você sabe da dificuldade que esse setor enfrenta no dia a dia. E sabe também que é preciso se reinventar a cada dia para conseguir se manter competitivo em um mercado tão acirrado. Saiba que nós também entendemos e conhecemos as dores industriais e por isso desenvolvemos conteúdos para te ajudar.
Muitas vezes as indústrias não conseguem investir no marketing da forma correta e acabam fazendo ações e planejamentos difíceis de cumprir. Consequentemente que acabam culminando em gastos, ou simplesmente os planos vão parar no fundo da gaveta.
Mas calma, estamos aqui para ajudar
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Primeiramente você precisa saber da importância do marketing como um todo para qualquer segmento e tipo de empresa.
O marketing não é apenas propaganda ou publicidade como muitos acreditam, mas o marketing engloba também: merchandising, logística empresarial, planejamento estratégico, sistemas de informação, pesquisa de mercado, estratégia de produto/serviço, estratégia de preço e posicionamento de mercado.
Ufa! Viu só em quantas ações o marketing está presente nas empresas?! E com a sua não é diferente. Preste bem atenção!
Sua indústria precisa primeiramente passar por uma consultoria de marketing industrial (interna ou externa) para identificar os problemas e oportunidades do seu mercado. Após fazer isso, será mais fácil definir estratégias e criar um plano de ação assertivo, identificando em um diagnósticos as oportunidades e ameaças do seu mercado.
Como aplicar marketing na sua indústria?
Agora você pode perguntar: Ok, mas como eu aplico o marketing na minha indústria?
Agora, vamos lá. Se você já tem um pouco de conhecimento sobre gestão de marketing para indústrias, vai conseguir, após a listagem das ações, começar colocá-las em prática, sozinho ou com sua equipe interna.
É importante entender que nem tudo será você que irá fazer, precisa delegar funções e se preciso contratar uma empresa qualificada em marketing industrial para ajudar nesse processo.
Então primeiro você precisa de um diagnóstico, em segundo lugar, você irá identificar oportunidades e ameaças do seu mercado. Feito isso, liste as ações necessárias para resolver as suas fraquezas e ações para estimular suas forças.
Estipule uma ação por vez para executar, coloque prazos, responsáveis e vá acompanhando semanalmente o resultado desse trabalho.
Então, aplicar o marketing dentro de uma indústria é um processo contínuo, não é uma ação ou campanha que vai resolver todos os problemas. Em outras palavras, a cada ação é preciso analisar as métricas, os resultados e recomeçar caso necessário.
O marketing para indústria é um processo constante, é uma conquista diária, mensal, anual… Enfim, é uma conquista contínua.
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