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Você entendeu como funciona o Mapa da Jornada do Cliente nos meios digitais, e hoje vamos te mostrar como utilizar as redes sociais para atrair novos clientes, como canal de atração e comunicação com seus públicos industriais.

Cada rede social tem um perfil diferente, e apesar de todas (ou quase todas) elas terem como objetivo a socialização, relacionamentos e interação pessoal, em cada uma delas as pessoas se comportam de formas diferentes pelos formatos e particularidades de cada uma.

No Brasil, as redes mais utilizadas são: Facebook, Youtube, WhatsApp e Instagram, nesta ordem.

Antes de sair criando conta em todas as redes sociais, primeiro analise o perfil do seu público (conhecer seu público irá nortear muito suas ações e estratégias). Por isso entenda em qual mídia o seu público está, qual mais utiliza e tem familiaridade, em qual se sente mais confortável em interagir. E então, entendendo isso você poderá intensificar a presença digital da sua indústria no canal mais correto.

[O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA APLICAR MARKETING NA SUA INDÚSTRIA]

Facebook

No Facebook utilize uma FanPage e não o seu perfil pessoal para postar informações da empresa. Normalmente o usuário do Facebook é aquele multiplicador de opinião e costumam se engajar mais com conteúdos de interação social. Portanto utilize imagens e mensagens focadas mais no emocional, que façam o público reagir e interagir

Youtube

O YouTube além de ser uma rede social, é considerado o segundo buscador mais popular depois do Google. Isso porque muitas pessoas pesquisam assuntos para terem a resposta em vídeo. Então esse canal é ideal para você subir vídeos (crie um canal para isso) sobre o seu nicho de atendimento, falando sobre dicas, informações do mercado, avaliações de produtos e peças. Divulgue informações técnicas, aquelas que os clientes costumam perguntar toda vez para o comercial, assim você ganha a confiança e gera credibilidade para a marca.

WhatsApp

No WhatsApp Business, utilize de forma mais profissional possível com seu cliente industrial. Evite enviar mensagens prontas e animadas do dia a dia (como bom dia e boa noite por exemplo). Foque nesse canal para troca de informações, contato direto e caso perceba que existe espaço, sua indústria pode criar um grupo fechado par postar informações e novidades em primeira mão para quem estiver ativo nessa rede.

Instagram

Já o Instagram é uma rede completamente visual. Então aposte em imagens, fotografias e vídeos com qualidade e chamativos. Gere conteúdo de valor sobre sua atuação. Invista em imagens e posts criativos e bem elaborados para prender a atenção do cliente que estiver navegando por essa rede.

Para conseguir engajamento em qualquer uma dessas redes, o segredo é falar a língua do seu público. Descubra do que o seu público gosta, pelo que se interessa e utilize esse tipo de informação e linguagem para se aproximar. Forneça seu conhecimento de forma gratuita e leve. Os usuários das redes costumam perceber e retribuir essa entrega com engajamento e indicações.

Como você tem utilizado as redes sociais da sua indústria? E qual delas você mais utiliza, conta pra gente!

Abaixo segue mais um conteúdo sobre como utilizar as redes sociais para atrair novos clientes.

[MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS B2B]

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